O Brasil poderia ter dado uma lição ao mundo sobre como responder a uma pandemia com base em como lidou com as epidemias de HIV / AIDS e Zika.
O Brasil tem um sistema de saúde universal e um dos maiores programas de atenção primária à comunidade do mundo. Possui mais de 300.000 agentes comunitários de saúde em todo o País que atendem a população mais vulnerável.
Eles vão às casas das pessoas para monitorar diabetes, pressão arterial e checar mulheres grávidas. Eles poderiam ter sido a espinha dorsal da resposta do País à Covid-19 e poderiam ter sido implantados em todo o Brasil trazendo as informações corretas sobre medidas preventivas e, ao fazê-lo, esse esforço poderia ter abordado as pessoas mais vulneráveis que vivem em áreas superlotadas, com casas sem ventilação adequada, aquelas que correm maior risco.
Mas perdemos a oportunidade de utilizar essa rede de agentes comunitários de saúde, o que poderia ter nos dado vantagem na resposta inicial à Covid. E nossas mortes, que chegarão a meio milhão, não passariam de 200 mil.
Comments